segunda-feira, 19 de maio de 2014

Caminhos e Conquistas - Luís Artur di Siervo - 1° Turma Engenharia de Produção da FACAMP



Com sucesso no estágio, Luís Artur é um Profissional de Elite de excelência em uma grande empresa.


“Estejam preparados para mudar, dar notícia boa e notícia ruim”

Aluno da primeira turma do curso de Engenharia de Produção da FACAMP, o campineiro Luís Artur di Siervo, de 28 anos, é responsável por suportar o business do grupo Solvay (Rhodia) com metodologias e ferramentas que sejam capazes de aumentar a competitividade do negócio, além de realizar projetos com grande impacto na organização.
O Profissional de elite não chegou ao patamar que se encontra do dia pra noite, as oportunidades que surgiram ainda na faculdade abriram as portas do mercado de trabalho. Artur não pensava em trabalhar com manufaturas, mas sim com produções contínuas e, em 2009, isso foi se tornando possível. “Ainda na FACAMP, tive a oportunidade de participar do CEAF (Centro de Engenharia Aplicada FACAMP), que consistiu em uma parceria universidade-empresa. Com essa parceria pude iniciar minha carreira profissional na indústria química de produção contínua”, diz o campineiro sobre a parceria International Paper-FACAMP. A área escolhida para atuar consiste no desafio contínuo de aplicar os conceitos de Excelência Operacional que são criados pela manufatura, além de ter o convencimento de que elas podem ser aplicadas na realidade química. “A partir disso, nunca mais me desvencilhei dessa nova realidade”, diz.
A visibilidade que Artur tem hoje foi graças ao seu ingresso na Rhodia através de estágio, em 2011, trabalhando na área de Excelência Operacional Corporativa: “Um ano mais tarde fiquei como um dos business, de um total de 18 do grupo Solvay”, conta o Profissional de Elite.
A rotina de Luís é como a de uma “formiguinha, como ele mesmo conta. “É preciso encarar como gestão de rotina, ou seja, frequentemente são necessários workshops focados em TPM, TEC e Kaizen, além de treinamentos com ênfase em Yellow Belt, causa-raiz e 7 ferramentas de qualidade”. As atividades citadas estão ligadas à gestão da produção da empresa. A equipe de Excelência, na qual o Profissional de Elite se inclui, também é responsável pelo sistema de gestão de qualidade (ISSO 9000) e meio ambiente (ISSO 14.000), realizando auditorias periódicas e identificando não conformidades potenciais no sistema de gestão.
O período de estágio é muito importante não só para ganhar experiência, mas, muitas vezes, para deixar sua marca na empresa. Ao final do estágio as vagas na Rhodia para trainee ainda não estavam abertas, então Luís Artur decidiu prestar vários processos seletivos. “No dia 28 de dezembro de 2011 recebi um telefonema do meu antigo líder para fazer uma entrevista na Rhodia em outra área (meu departamento atual hoje), eu havia participado do processo seletivo de outra empresa e tinha sido contratado”, diz, e completa: “Para minha total surpresa e felicidade, no dia 3 de janeiro fiz a entrevista e no dia 4 estava indo á São Paulo buscar minha carteira de trabalho levando a notícia de que não participaria mais do programa de trainee”. Assim, o Profissional de Elite está trabalhando na Rhodia desde o dia 5 de janeiro.
A trajetória da faculdade para o mercado de trabalho não é fácil, na maioria das vezes é cheia de dúvidas e mudanças não planejadas durante o caminho, para isso, Luís deixa uma dica: “Estejam preparados para mudar, dar notícia boa e notícia ruim”.
Profissionais sempre levam consigo frases estimulantes, a de Luís é um pouco mais sofisticado do que nossos pais vivem nos falando: “Toda manhã, a gazela na África acorda e sabe que precisa correr mais rápido que o leão, para não virar almoço dele. Toda manhã, o leão acorda na África e sabe que precisa correr mais rápido do que a gazela, mais lenta, para não morrer de fome. Não importa se você é o leão ou a gazela, quando nasce o sol é bom você começar a correr”.

Texto Por Alyson Oliveira
Entrevista Gustavo Ferrara

Nenhum comentário:

Postar um comentário