segunda-feira, 9 de junho de 2014

Caminhos e Conquistas: Entrevista com - DIEGO PAMPLONA formado em Relações Internacionais pela FACAMP - Trainee da EMS

Formado em RI e trabalhando com Marketing, Diego conta sobre a importância de sua formação.


A FACAMP me ensinou, de forma geral, a pensar de uma maneira diferente

Que é possível ser formado em uma área e trabalhar em outra, completamente diferente, todos sabem, mas fazer isso e ainda ser bem sucedido é possível? O Brasiliense de 28 anos, Diego Tognonato D’Albergaria Pamplona, mostra que sim. Diego é formado em Relações Internacionais pela FACAMP desde 2010 e não atua na área, porém não se arrepende dos quatro anos de faculdade. “Foi o curso que fiz que me possibilitou  aprender a pensar e a chegar ‘cru’ dentro do mercado, captando o máximo de aprendizado sem barreiras ou pré-julgamentos”, diz Diego.
Atuando 100% na área de Marketing, o primeiro contato profissional de Pamplona foi, ainda, na faculdade, fazendo a gestão de um grupo de bartenders para um amigo, dono de uma empresa de coquetéis. Depois disso, logo após sua formatura, em 2010, Diego prestou trainee para a Vivo e foi trabalhar na área de Inovação e Transformação Organizacional. “Eu era responsável por trazer tendências e inovação em recrutamento e seleção”, diz, e completa: “Fomos a primeira página a possibilitar a candidatura a uma vaga dentro do próprio Facebook, em parceria com a ferramenta Vagas.com”. Em 2014, a Vivo foi eleita a melhor empresa para jovens iniciarem suas carreiras.
Diego destaca a importância que a Atlética de Relações Internacionais da FACAMP teve nos processos seletivos que participou. “Não importa se é o DCE (Diretório Central do Estudante), a Atlética ou o CERI (Centro de Estudos em Relações Internacionais), o importante é participar de organizações que possam te colocar em contato com o business real, em negociações, organizações, contato com pessoas e situações reais que, em proporções maiores, farão parte da sua rotina de trabalho”.
Assim, em 2011, após a compra da Vivo pela Telefônica, Pamplona diz que tomou uma das decisões mais difíceis até agora: pediu demissão e partiu em busca de um intercâmbio. “Fui pra África do Sul e quando voltei passei a trabalhar com planejamento e atendimento na ED Interactive, fiquei apenas quatro meses, mas foi uma ‘senhora’ experiência!”. Após sua saída, Diego passou em um processo de trainee na EMS Farmacêutica, onde trabalha hoje como responsável pela gestão de uma linha de suplementos e alimentos funcionais: “Planejo desde o início do produto, a concepção da ideia, lançamento, até seu fim, no caso, a retirada de um produto do mercado”.

Nesta trajetória de quatro anos, Diego Pamplona destaca suas principais conquistas após a faculdade: “Trabalhar na Vivo, na área de Inovação; trabalhar na área de Planejamento e Atendimento da ED Interactive; ser trainee na EMS; fazer pós-graduação em Marketing na ESPM e pós em Gestão Estratégica na Unicamp sem dúvida foram minhas maiores conquistas até agora”, diz. Segundo ele, os principais pontos dentro do mercado que atua hoje são a capacidade de pensar e o estudo constante do que se tem aptidão, observação e adaptação. “A FACAMP me ensinou, de forma geral, a pensar de uma maneira diferente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário