sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Caminhos e Conquistas: Entrevista com - VITOR GARRO formado em ADMININISTRAÇÃO pela FACAMP - Coordenador de Logística na Whirlpool

Com um salto na carreira em cinco anos, o administrador de empresas conta sua trajetória de sucesso



“Sem minha formação não teria como alcançar tudo o que consegui como profissional”


Escolher o que quer ser quando crescer, saber a profissão que quer seguir depende muito dos desejos e sonhos de cada um. Vitor Henrique Garro, 28 anos, nasceu em Jaú, região central do estado de São Paulo, é formado em Administração de Empresas pela FACAMP (Faculdades de Campinas) desde 2011 e sempre teve em mente o pensamento no futuro.

O curso de Administração de Empresas é dinâmico e, segundo Vitor, permite que o profissional atue em diferentes áreas: “Tinha o desejo de trabalhar em grandes empresas podendo atuar em várias áreas, e a dinâmica do curso disponibiliza uma visão do todo, e deixa para o aluno a sensação de buscar especialização no momento do estágio”. O conteúdo acadêmico do curso, em período integral, é capaz de formar um profissional preparado para o mercado de trabalho em qualquer área.

Hoje, o ex-aluno da FACAMP trabalha como Coordenador de Logística na Whirlpool, empresa que atua na área de eletrodomésticos e subsidiária da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. “Sou responsável pelo inventario de matéria prima direta e indireta, além do recebimento fiscal, tendo como responsabilidades a acuracidade dos estoques e a administração de matéria prima indireta (compra, recebimento, armazenamento e abastecimento)”, diz Vitor, que também lidera a equipe de logística física e fiscal da empresa, composta por quatro analistas diretos, 60 profissionais de inventário, controle fiscal e planejamento de materiais indiretos. Algo normal para quem é administrador, Vitor também é sócio proprietário da franquia Bolo da Madre, em Campinas, inaugurada em 2014.

Não pense que um cargo como o de Vitor Henrique Garro é fácil de conquistar. O ex-aluno tem experiência em empresas multinacionais, como Bosch und Siemmens Hausgeräte Gmbh (BSH) e MABE Brasil, trabalhando como Supply Chain nos últimos cinco anos. “Comecei em dezembro de 2008 como Trainee de Planejamento de Logística na BSH, fui efetivado em julho do ano seguinte como analista de Planejamento de Produção e Materiais”, diz Vitor que, em 2011, alcançou o cargo de Supervisor de Logística e Almoxarifados pela MABE Eletrodomésticos do Brasil. Na empresa atual, em Rio Claro, Vitor Henrique está desde 2013, e já trabalhou em áreas como Coordenação Corporativa de Planejamento de Materiais e Logística Física nas cidades de Hortolândia, Campinas, Itu e Recife.

Para ser um bom profissional, além da competência, a formação acadêmica de cada um conta muito e, no caso do ex-aluno FACAMP, foi o fator determinante para a função que ele desempenha hoje: “Nas aulas de Gestão de Pessoas, pude me identificar e gerir pessoas, e todas as matérias que tive permitiram ter um alicerce robusto no ingresso à empresa”, diz, e completa: “Sem minha formação não teria como alcançar tudo o que consegui como profissional”. E como conhecimento nunca é demais, Vitor Henrique continuou aprimorando os seus, este ano ele concluiu MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, em Campinas.

Como todo estudante universitário, Vitor sente saudades dos amigos que fez na faculdade, das festas: “Saudades das noites mal dormidas e de achar que o maior problema do mundo era não pegar DP. Depois que você começa a trabalhar, tudo o que passou fica tão pequeno que dá saudades”, diz.

Os anos passam, a saudade fica, mas o tempo se encarregou de marcar a vida do ex-aluno FACAMP com conquistas através de sua competência. Com cinco anos de carreira, Vitor passou de estagiário a Coordenador, com mais de 60 pessoas sob sua responsabilidade. “Considero minha grande vitória a minha ascensão e, na vida pessoal, minha liberdade financeira logo nos primeiros anos”, diz, e completa: “Pude ajudar meus pais, consegui montar um apartamento e, recentemente, pude abrir meu próprio negócio como segunda fonte de renda”. 

“A FACAMP é essencial para a trajetória do aluno e eu pude confirmar isso, pois ela deixa o aluno preparado para o mercado com todas as bases preparadas”, diz Vitor Henrique, que aponta pontos positivos na estrutura da faculdade, como o ensino em período integral e o estágio apenas no último ano. “Ao meu ver, aulas de inglês como grade obrigatória para concluir um semestre e a maneira como é feito o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), em formato de um plano de negócios e desenvolvido em uma feira de negócios, além do trabalho escrito, são essenciais para despertar o interesse pelo empreendedorismo”. Segundo o ex-aluno, essa metodologia faz com que o aluno sinta as dificuldades de ser “dono” de um negócio, podendo atrelar teoria e prática.

Humildade para reconhecer que ainda tem muito o que aprender, determinação e foco para fazer a melhor escolha e calma, já que todo jovem que sai da faculdade tem a ansiedade de crescer rápido. Essas são as dicas de Vitor para os alunos que estão buscando seu espaço no mercado de trabalho.


Com esta ótima trajetória, Vitor Henrique diz como é ser um profissional de sucesso: “Para mim, é chegar em casa tranquilo, ter qualidade de vida e conseguir atingir os objetivos pessoais tendo o trabalho como um aliado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário